Artigo

Qualquer estilo,boa música ajuda a criança a se desenvolver

Qualquer estilo,boa música ajuda a criança a se desenvolver

18 de setembro de 2017

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Porém, ouvir música não é só um entretenimento, mas também trazer diversos benefícios para a saúde e para o desenvolvimento infantil.

A música favorece a aquisição de vocabulário, dá noção de ritmo, trabalha a socialização e a afetividade. Quando associada a gestos e a coreografias ou à manipulação de instrumentos, há um grande ganho para a parte psicomotora também. Ela induz ao movimento, colaborando para atividades físicas; melhora a comunicação, pois propõe uma forma alternativa de organizar ideias através dos tempos e cadências diferentes da fala; cria vínculos; ajuda a relaxar, combatendo estresse ou ansiedade; fortalece a memória ao se aprender novas letras; promove autoconhecimento, fazendo a criança descobrir mais de suas emoções e sentimentos próprios.

O ganho para a parte cognitiva também é grande. A música estimula o raciocínio lógico e o abstrato, e a memória. A música ajuda na compreensão de regras sociais, tendo oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações referentes ao cotidiano, como perdas, escolhas, decepções, dúvida, alegrias e afins.

O ideal é que a criança escute melodias desenvolvidas para sua idade, pois músicas infantis, além de serem simples, são memorizadas com mais facilidade, e geralmente são elaboradas para promover sociabilidade, afetividade e até as fantasias.

Os pais podem - e devem - apresentar aos filhos outros estilos musicais, principalmente devido a questão de gostos e preferências, mas é importante se atentar às letras, independentemente do gênero, para que a criança não aprenda valores inadequados para a idade, ou que estejam desalinhados com as ideias da família.

Além de oferecer música, os pais também podem estimular as crianças para que participem de brincadeiras musicais e aprendam a tocar algum instrumento, garantindo assim diversão, aprendizado e motivação até a fase adulta.

VOLTAR