Artigo

Grávidas que comem mais frutas têm bebês mais inteligentes.

Grávidas que comem mais frutas têm bebês mais inteligentes.

03 de janeiro de 2019

Grávidas que comem mais frutas têm bebês mais inteligentes

A inclusão de frutas variadas na dieta é extremamente importante e benéfico para manter o organismo saudável, e com as grávidas não é diferente.

De acordo com uma pesquisa realizada no Canadá, gestantes que comem mais frutas têm bebês cujos desempenhos cognitivos em seus primeiros anos de vida são superiores aos demais.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores se basearam nos resultados de um estudo chamado Canadian Healthy Infant Longitudinal Development Study, com dados de mais de 3.500 pares de mães e filhos, além de testes de QI com 688 crianças de um ano da cidade de Edmonton, no Canadá.

Em uma publicação no jornal EBioMedicine, Piush Mandhane, autor sênior e professor associado de pediatria na University of Alberta, comentou: Sabemos que quanto mais tempo uma criança fica no útero, mais ela se desenvolve - e os resultados dessa pesquisa mostraram que ter mais de uma porção de fruta por dia na dieta da mãe oferece ao bebê um benefício semelhante ao de ter nascido uma semana mais tarde".

Mesmo com esse benefício, o estudo salienta que, embora os resultados sejam concretos, é preciso aprofundar esta teoria e realizar novos testes tanto em animais como em humanos, uma vez que o consumo em excesso de frutas ricas em gordura e açúcares durante a gravidez pode fazer disparar a glicose no sangue e provocar o aparecimento de diabetes gestacional. Além disso, o estudo foca-se no primeiro ano de vida do bebê, não sendo ainda conhecido o real impacto do consumo de fruta por parte da mãe na capacidade cognitiva da criança a longo prazo.

O ideal é sempre comer com moderação, pois tudo em excesso faz mal. Na medida certa, as frutas são alimentos recomendados para as gestantes porque possuem concentração elevada de água, carboidratos, vitaminas e sais minerais, mas não devem substituir outros alimentos. No caso da mulher estar com sede e precisar se hidratar, ela deve beber água, pois o suco contém frutose, o açúcar natural da fruta. Prefira o suco para fazer um lanche rápido.

Uma dica é, ao comer carne, feijão ou outros alimentos ricos em ferro, combine a refeição com uma fruta que contenha a mesma vitamina. Assim, os benefícios são potencializados.

Lembrando que para uma dieta equilibrada, a gestante não deve abrir mão das orientações de seu médico de confiança, e também de um nutricionista. O corpo e o bebê agradecem!

VOLTAR