Artigo

Filho empreendedor. Dicas para seu filho ser um.

Filho empreendedor. Dicas para seu filho ser um.

23 de outubro de 2018

Filho empreendedor. Dicas para seu filho ser um.

Segundo o dicionário, o empreendedor é aquele que se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico. E, com pequenas dicas, seu filho pode aprender desde cedo a ter noções básicas sobre planejamento financeiro e se tornar bem sucedido no que fizer da vida.

Estimular o empreendedorismo nos filhos pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, mas explicar à criança, desde cedo, o significado real das coisas e ensiná-la a administrar o próprio dinheiro, ajudará ela se tornar um adulto mais responsável e consciente.

Esses ensinamentos, quando aplicados corretamente à rotina dos pequenos, ajudam a incentivar as novas gerações a pensarem de forma empreendedora, e desperta nos pequenos, o gosto pelos negócios.

Confira algumas dicas a seguir:

Administrar e ganhar o próprio dinheiro

As crianças devem aprender a lidar com a parte financeira desde cedo. Isso inclui descobrir o preço das coisas e saber poupar. Essa consciência pode ser adquirida por meio de tarefas simples feitas em casa, que as permitam ganhar o próprio dinheiro.

Errar é humano, e todo mundo pode aprender com os erros

É fundamental que as crianças aprendam a tirar algo de bom de todas as experiências que têm, mesmo as negativas, e a perceber o que pode ser feito de maneira diferente da próxima vez.

O valor das coisas

As crianças ainda não possuem discernimento suficiente para distinguir o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor das coisas, de maneira simples e prática para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas que elas querem, mas não precisam.

Poupar dinheiro

Sempre que seu filho quiser comprar algo, mostre a ele as diferenças entre os preços e o que ele consegue comprar com o dinheiro que tem. Se o produto que ele quiser for mais caro, explique que economizar é importante e estimule a prática da poupança.

Controlando gastos

É importante aconselhar os filhos a anotarem todas as compras que fizerem, com o custo de cada item. Esse hábito é simples mas ajudará a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro.

Herança x Educação

Não deixe que eles saibam que a herança que você pode deixar será suficiente para deixá-los totalmente tranquilos (e acomodados). A maior herança que os pais podem deixar para os filhos é a educação!

Ajude seu filho a aprender sobre dinheiro desde cedo. Aprender a empreender e a realizar bons investimentos fará com que ele cresça saudável financeiramente, com os conceitos e atitudes vencedoras, sem ter que depender de sua herança no futuro.

Seja o exemplo

De nada adiantará ensinar aos pequenos sobre como fazer um bom trabalho de administração de gastos se você costuma estar sempre endividado. Crianças que convivem num ambiente cheio de dívidas acabam achando isso normal e tendem a reproduzir essa atitude com sua mesada e também na vida adulta.

 

VOLTAR