Artigo

Dia da fecundação pode decidir o sexo do bebê.

Dia da fecundação pode decidir o sexo do bebê.

18 de setembro de 2017

Após alguns anos de estudo na área da fertilidade, foi descoberto que o espermatozoide é o responsável por determinar o sexo do bebê. Todo óvulo é feminino (X), enquanto o espermatozoide pode ser feminino (X) ou masculino (Y). A combinação XX resulta numa menina, e a combinação XY, num menino.

O cromossomo Y, ao contrário do X, vive menos, mas é mais rápido e mais leve, e por isso tende a alcançar o óvulo primeiro. Por esse motivo, se a mulher quiser aumentar as chances de 50% para 80% na escolha no sexo da criança, o dia da relação sexual deve estar de acordo com a ovulação.

Para ter mais chances de vir um menino, o ideal é ter a relação no dia exato da ovulação, pois assim o encontro do espermatozoide com o óvulo é mais rápido. E para engravidar de uma menina, o ideal é ter relação dois dias antes da ovulação, para que o espermatozoide feminino, que é mais lento e vive mais, dure mais tempo percorrendo todo o caminho até chegar ao óvulo.

Apesar do método parecer fácil, vale lembrar que ele não é infalível, afinal, as chances aumentam, mas não garantem o sexo desejado. Também é possível que haja algumas dificuldades, pois nem todas as mulheres, por falta de tempo ou atenção devido à rotina, ou até por falta de conhecimento do próprio corpo, sabem o dia exato da ovulação.

Para facilitar a vida de quem quer saber com precisão os dias mais férteis do ciclo menstrual, uma dica é recorrer aos testes de farmácia, que são rápidos e seguros, e que podem ser feitos em casa. Os testes têm cerca de 99% de eficácia e ajudam a mulher descobrir os dias de maior fertilidade através do pico de LH, que ocorre de 24 a 48 horas antes da ovulação.

VOLTAR